Justiça Federal abre processo de improbidade contra réus do mensalão

A Justiça Federal em Brasília abriu processo de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e outros 20 co...

A Justiça Federal em Brasília abriu processo de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e outros 20 condenados pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão, conforme consta em decisão publicada na página da internet do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
A ação foi proposta em 2007 pelo Ministério Público e acatada em 13 de maio deste ano pela juíza federal Ivani Silva da Luz, da 6ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal. O processo envolve parlamentares do PP e do PT entre eles José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, Sílvio Pereira e Marcos Valério.
O MP pede que as sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa sejam aplicadas “aos que arquitetaram e conduziram a engrenagem de compra de votos e da ocultação dos recursos ilícitos pagos em retribuição”.
A ação pede ainda sansão às pessoas que viabilizaram e operacionalizaram tanto a compra de votos como o esquema de lavagem de vantagens indevidas, que operacionalizaram a dissimulação da origem, natureza e destino dos recursos e também “aos que embolsaram os valores oferecidos em troca de apoio às propostas do Poder Executivo Federal, bem como aos que encobriram os reais destinatários das importâncias recebidas” – conforme consta no teor da ação.
A lei enquadra como ato de improbidade administrativa obter qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função ou emprego e ainda causar lesão ao erário público por ação ou omissão, dolosa ou culposa.
Para os dois casos, a lei determina, entre outras penas, ressarcimento integral do dano e pagamento de multa, perda da função pública, suspensão dos diretos políticos por até dez anos e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais creditícios.
nominuto.com

VEJA TAMBÉM

Política 1886500696726540311

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

emo-but-icon

+ Vistas

Twitter

item