Veja o passo a passo da escolha do novo papa

Agência Estado 16h39:   A escolha do nome Francisco é em homenagem a Francisco de Assis e um sinal de renúncia a poder e dinheiro ...

http://www.defato.com/_upimgs/noticias/m_not_arqd5140db21d1fb1.jpgAgência Estado
16h39: A escolha do nome Francisco é em homenagem a Francisco de Assis e um sinal de renúncia a poder e dinheiro
16h38: John Allen Jr. diz, ainda, que Bergoglio pode ser fundamentalmente conservador em muitas questões, mas não é um defensor dos privilégios do clero ou um homem insensível às realidades pastorais. Em setembro de 2012, ele disparou um ataque contra os padres que se negavam a batizar crianças nascidas fora do casamento, classificando a recusa como uma forma de “neoclericalismo rigoroso e hipócrita”.
16h37: Segundo John Allen Jr, um dos mais experientes vaticanistas da atualidade, Bergoglio é um ortodoxo inflexível em matéria de moral sexual e convicto opositor do aborto, da união homossexual e da contracepção. Em 2010 ele afirmou que a adoção de crianças por gays é uma forma de discriminação contra as crianças, o que lhe valeu uma reprimenda pública por parte da presidente argentina Cristina Kirchner. Ao mesmo tempo, ele demonstra sempre profunda compaixão pelas vítimas da aids; em 2001, por exemplo, visitou um sanatório para lavar e beijar os pés de 12 pacientes soropositivos.
16h34: “Nos vemos em breve. Amanhã quero ir rezar para nossa Senhora para que ela proteja a cidade de Roma. Boa noite e bom descanso”, diz o papa Francisco, o primeiro papa latino-americano e não-europeu em 1.300 anos. A cortina se fecha, os cardeais vão se recolher e os sinos voltam a badalar.
16h32: O hino pontifício começa a tocar.
16h31: Após sua benção, o papa Francisco é aplaudido e aclamado pela multidão reunida na Praça São Pedro.
16h29: O papa Francisco inicia sua benção.
16h29: “Agora eu darei minha benção a vocês e a todos os homens e mulheres de boa vontade”, diz o papa Francisco.
16h28: O papa Francisco pede que o povo faça uma oração para ele. “Vamos fazer silêncio para fazer essa oração de vocês por mim”. A multidão se cala em oração.
16h26: “Agora, vamos iniciar esse caminho juntos. Esse caminho da Igreja de Roma. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança mútua entre nós. Vamos orar uns pelos outros, rezar pelo mundo todo, para que haja uma grande fraternidade.”
16h25: “Antes de mais nada, gostaria de fazer uma oração pelo nosso papa emérito, Bento XVI. Oremos para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o receba”. E inicia o “Pai Nosso”, seguido da “Ave Maria”.
16h24: O papa Francisco inicia sua benção: “Irmãos e irmãs, boa noite”. A multidão grita, emocionada.
16h22: o novo papa, Francisco, faz sua primeira aparição na Praça São Pedro e é ovacionado pelos fiéis. Como determina a tradição, ele veste a batina branca, que é vestimenta papal.
16h20: Em 2005, uma reportagem da revista italiana Limes, informou que Joseph Ratzinger foi eleito apenas depois do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, considerado seu principal rival, mostrar que não desejava assumir a responsabilidade do cargo.  Ratzinger então foi eleito com 84 votos, na quarta e última rodada.
16h19: É um homem sem luxo, vive sem ostentações, cozinha a própria comida, usa o transporte público.
16h18: Jorge Mario Bergoglio é cardeal desde 2001, foi indicado por João Paulo II, e é arcebispo de Buenos Aires desde 1998
 16h17: O argentino Jorge Mario Bergoglio tem 76 anos, é arcebispo de Buenos Aires, é progressista, foi o principal concorrente do papa emérito Joseph Ratzinger no último conclave
16h15: Esse será o primeiro papa latino-americano em mais de 1.000 anos, surpreendendo a multidão.
16h13: Seu nome será Francisco – o primeiro papa com nome Francisco.
16h13: O argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo papa.
16h12: As janelas da sacada se abrem. “Habemus Papam”
16h08: Mesmo com o frio de 8ºC, os fiéis continuam chegando à Praça São Pedro. Em Roma, são 20h08.
16h07: Fiéis ficaram horas aguardando esse anúncio. Muitos estão desde o início da manhã reunidos em Roma esperando o resultado do conclave.
16h06: As luzes se acendem na sacada principal da basílica São Pedro. Multidão grita “Viva o papa! Viva o papa!”
16h04: Rádio Estadão - acompanhe ao vivo a cobertura do apresentação do novo papa.
16h02: Estadão Dados - “Papa”, “fumaça” e “branca” viram hits instantâneos no Twitter.
 16h: Nome do novo papa deve ser anunciado em breve.
15h55: Veja as mensagens no Twitter postadas por quem está na Praça de São Pedro, no Vaticano.
15h54: Site do Vatiano homenageia novo papa.

VEJA TAMBÉM

Religião 3967964455726237151

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

emo-but-icon

+ Vistas

Twitter

item