RN investe 13,58% em serviços de Saúde

Na última semana foi realizada no auditório da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) uma reunião para apresentar de forma detalhada...

http://vaccarezza.com.br/wp-content/uploads/2012/10/saude.jpgNa última semana foi realizada no auditório da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) uma reunião para apresentar de forma detalhada a execução financeira do Plano Estadual de Urgência e Emergência do RN. O encontro foi convocado pelo Conselho Estadual de Saúde, em parceria com o Ministério Público e o Fórum em Defesa da Saúde Pública.
Estiveram presentes no evento, o secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú Gerino, a secretária-adjunta Kátia Mulatinho, as promotoras Iara Pinheiro e Danielle Fernandes, além de coordenadores e técnicos da Sesap, representantes da sociedade civil, entre outros.
De acordo com o Sistema de Informação e Orçamentos Públicos em Saúde, o Estado disponibilizou durante todo o ano de 2011, 15,57% dos recursos próprios para despesas em ações e serviços de Saúde.
E já no primeiro semestre de 2012 (janeiro-junho), o Rio Grande do Norte foi um dos  estados do Nordeste que mais investiu em ações e serviços públicos de saúde, destinando a esse setor 13,58% de seus recursos totais. De acordo com o Portal da Transparência, os outros Estados que disponibilizaram os dados desse período, seguem com a seguinte planilha:  Bahia investiu 11,32%,  Paraíba 11,76%,  Ceará 11,93% e o estado de Alagoas 10,64%.
Na ocasião, a Coordenadora de Planejamento e Controle de Serviços da Saúde da Sesap, Terezinha Rêgo, apresentou como tem sido realizada a aplicação dos recursos recebidos para a implementação do plano, com ênfase nos investimentos referentes às reformas e aquisição de equipamentos para os hospitais do Estado, para a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e para a implantação da Central de Regulação do RN.  
O Estado recebeu do Ministério da Saúde para o custeio referente a 1ª etapa do Programa SOS Emergências, dividido em 12 meses (a partir de junho deste ano), 88 milhões, 890 mil reais. Esse valor é referente ao custeio das unidades hospitalares do estado e dos municípios, que estão inseridos na Rede de Urgência e Emergência.
Para os investimentos com reformas e ampliações, o Ministério da Saúde já disponibilizou 5milhões, 905 mil, 462 reais. Já para a aquisição de equipamentos para as unidades hospitalares inseridas na rede foram 4 milhões, 53 mil, 421 reais.
Dentro do Plano de Enfrentamento, também para o custeio, oriundos do tesouro estadual, foram disponibilizados 13 milhões, 690 mil e 793 reais. E para reformas e ampliações, com o objetivo de recuperar a rede hospitalar, o Rio Grande do Norte já disponibilizou recursos do Tesouro Estadual no valor de 15 milhões, 437 mil reais.
E para melhorar o atendimento nos serviços de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) nomeou no período de janeiro de 2011 a novembro de 2012, 86 médicos nas seguintes especialidades: Pediatria, cirurgia geral, ortopedia, infectologia, anestesiologia, e cirurgia vascular e clínica geral. Deste total, 59 profissionais se apresentaram na Coordenadoria dos Recursos Humanos da Sesap.
No detalhamento do Plano Operativo, foram mostrados, ainda, a quantidade de leitos habilitados e qualificados e os incrementos previstos através das portarias específicas.
O Estado habilitou junto ao Ministério de Saúde, no período de janeiro de 2011 a setembro  de 2012, 84 leitos de UTI e, dentro da construção da Rede de Urgência e Emergência, está redefinindo o perfil das principais unidades hospitalares para o recebimento dos recursos oriundos do Governo Federal. Para isso, cada unidade hospitalar tem a garantia do MS, que a cada  dois leitos abertos, estará requalificando um leito.
Na prestação de contas também foram mostrados quais os componentes  fazem parte da Rede de Urgência e Emergência: Acolhimento, Qualificação, Informação e Regulação. Todos interligados  nas várias esferas do cuidado como: Promoção e Prevenção, Salas de Estabilização, UPA 24h,  Samu 192, Hospital e Atenção Domiciliar.

VEJA TAMBÉM

Rio Grande do Norte 9214845750735336066

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

emo-but-icon

+ Vistas

Twitter

item