Um país que não tem centavos para passar troco...

As moedinhas de um centavo andam sumidas e já foram esquecidas por muitos. A quanto tempo você não vê uma moeda de 1 centavo? Existe pesso...

As moedinhas de um centavo andam sumidas e já foram esquecidas por muitos. A quanto tempo você não vê uma moeda de 1 centavo? Existe pessoas que nunca viram e até discutem afirmando que não existe a moeda nesse valor.

Elas provocam reclamações e atritos entre consumidores e comerciantes, que, para tornarem os preços mais atraentes, evitam os valores cheios, com finais em cinco ou zero. Na hora do troco, as moedas não aparecem, ou se transformam em bala, chiclete ou são, simplesmente, ignoradas pelos caixas.

O Professor Klayton gosta de fazer compras pequenas e está sempre em supermercados. “Eles nunca dão as moedinhas. É mais fácil eles ficarem com três centavos meus do que me perdoarem dois centavos. Isso aconteceu ontem mesmo (14) na cidade de Afonso Bezerra, quando eu estava em um supermercado”, Afirma Prof: Klayton.

 A orientação do Procon
O Procon, órgão de defesa do consumidor, estabelece que, no caso da falta de moedas, o comércio sempre deve dar o troco a mais, nunca a menos. 1 centavo é muito pouco? “Talvez o cliente pense que um ou dois centavos, só para ele, é pouco. Mas, para o fornecedor ou para o comerciante, não é: quanto ele está lucrando ao final de uma semana, um mês ou um ano?”.

É uma questão de fazer valer o seu direito, em Afonso Bezerra/RN por exemplo existe esse costume em quase todos os comércios onde deixamos nossos centavos que culturalmente nos acostumamos a fazer isso sem entender que estamos sendo passando para trás.

Posição do BC
O Banco Central informa que produz as moedas de um centavo de acordo com o pedido dos bancos. Ainda segundo o BC, as cerca de 3,9 milhões de moedas atualmente em circulação são suficientes para atender à necessidade do comércio de todo o país. Mas, onde estão essas moedas que ninguém as vê? Agora lembrem-se, na falta da moeda de 1 centavo o troco tem que ser passado a mais e não a menos, segundo o PROCON.

VEJA TAMBÉM

brasil 3703949591916774102

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

emo-but-icon

+ Vistas

Twitter

item