Governo do RN lança Portal do Trabalho e Emprego

Sistema permite aos usuários a obtenção de informação sobre emprego e programas do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda na base terr...

Sistema permite aos usuários a obtenção de informação sobre emprego e programas do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda na base territorial.
Com o objetivo de auxiliar gestores e conselhos de políticas públicas locais, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – Sethas lançou na manhã desta segunda-feira (18), o Portal Georreferenciamento de Informações do Mercado de Trabalho do Rio Grande do Norte. O portal fornece em tempo real informações, análises e propostas de ação em relação às questões do mundo do trabalho e ao desenvolvimento, tendo em vista a melhoria das condições de vida, do trabalho e da remuneração do trabalhador.

A solenidade aconteceu no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, com presença da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário da Sethas, Luiz Eduardo Carneiro Costa, além de técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e estudos Socioeconômico - DIEESE.
O Governo do RN implantou o Observatório do Trabalho do Estado com a finalidade de produzir conhecimento sobre o mercado local, como subsídios para a formulação de políticas de emprego, trabalho e renda. O Observatório construiu um conjunto de indicadores, estudos e informações - a partir de diferentes bases de dados e do diálogo com lideranças, dirigentes e gestores locais -, que consolidam uma metodologia de acompanhamento da situação de ocupação e da renda do Estado. A disponibilização desse conhecimento para o público em geral ou diretamente interessado é parte do trabalho do Observatório.

“O portal mostra o mapa de emprego, de oportunidades em nosso Estado, mostra a nossa realidade”, explicou a Governadora Rosalba Ciarlini. “São muitas informações que irão ajudar tanto o trabalhador que está em busca de oportunidade como também ao empresário que quer investir no Estado. O Mais importante é que essa ferramenta vai estimular a geração de emprego e renda”, comemorou.

O sistema permite aos usuários a obtenção de informação sobre emprego e programas do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda na base territorial do RN. A partir dele, o usuário tem acesso a informações como, por exemplo, a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, seguro-desemprego, qualificação social e profissional (PNQ/PLANTEC), Projovem, intermediação de mão-de-obra e projetos de economia solidária, entre outras. O Portal do Trabalho e Emprego no RN pode ser acessado através dos sites da Sethas (www.sethas.ren.gov.br) ou do Sine (www.sine.rn.gov.br).

“É um trabalho completo, realizado pela primeira vez no Estado sobre geração de emprego e renda. É a oportunidade de ter informações precisas e atualizadas. É um meio de se obter informações sobre o mercado de trabalho no RN e sua evolução. Há toda uma pontuação com relação ao estado com suas micro regiões, um trabalho realmente completo”, disse Luiz Eduardo Carneiro.

O aprofundamento estatístico e analítico dos dados utilizados no sistema foi realizado pelo DIEESE. O georreferenciamento das informações e o desenvolvimento do aplicativo WEB foram realizados em parceria com Instituto Lidas, uma organização paulista que trabalha com informações urbanas e diagnóstico social desde 1988. “A concretização desse trabalho é um sonho realizado”, disse a economista do Dieese, Virgínia Ferreira. “A população tem o privilégio de ter essas informações imediatas, georreferenciadas, com mapas que permitem a realização de qualquer tipo de trabalho técnico ou para o dia-a-dia do cidadão”, concluiu.
nominuto

VEJA TAMBÉM

Rio Grande do Norte 8507088549340103773

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

emo-but-icon

+ Vistas

Twitter

item