Natal ganha o primeiro Grupo de Ação de Emergência da Defesa Civil

Em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (12), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, foi instalado oficialmente o Grupo de ...

Em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (12), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, foi instalado oficialmente o Grupo de Ação de Emergência da Defesa Civil, que se caracteriza pelo monitoramente de áreas de riscos, atuando de forma preventiva e em situações de emergências. Formado por 30 agentes patrimoniais, o grupo foi capacitado pela Cruz Vermelha, que ministrou por uma semana de Curso Básico de Proteção de Defesa Civil.

A apresentação dos formando foi feita pelo secretário de segurança e Defesa Social, Osair Vasconcelos, que fez questão de citar nominalmente alguns colaboradores que pelos entusiasmo e dedicação ao projeto, caracterizam o grupo. O secretário ressaltou que este é o primeiro grupo formado na capital com a responsabilidade de atuar em áreas de risco e de alto risco, especialmente no que se refere à prevenção, emitindo o primeiro sinal de alerta aos órgãos sociais, estruturantes e de serviços urbanos, para que tragédias não aconteçam.

Ao entregar aos formandos os cinco primeiros certificados do o curso de Proteção de Defesa Civil, o prefeito Carlos Eduardo destacou a importância da criação do grupo para a cidade e conclamou todos a trabalharem unidos em prol da cidade. “Vocês formam um grupo de ação que Natal esperava há muito tempo. Vamos todos trabalhar juntos”.

O grupo recebeu kits de proteção individual capacete, luvas, botas, capa, colete refletivo e dois veículos, sendo um Gol e uma Pik-up.

O diretor do Departamento de Defesa Civil da Semdes, Jeoás Santos, informou que o serviço está funcionado em regime de plantão, 24h por dia, e pode ser acionado pelos telefones 190 e 199, e está sediado no prédio da Secretaria, à rua Benjamin Constant, próxima à igreja do Rosário, na Cidade Alta.

Além da atuação nos momentos em que os sinistros acontecem, Jeoás esclareceu que o trabalho do grupo se caracteriza principalmente pela fiscalização e monitoramento de áreas de risco e de alto risco, como por exemplo em encostas e margens de lagoas, alertando os moradores dos riscos que correm permanecendo na área, assim como desenvolvendo um trabalho ambiental.

Ao primeiro sinal de que o problema pode se agravar, o grupo aciona as secretarias municipais afins, como Semopi, Semsur, Urbana, Semtas, para que uma ação efetiva seja desenvolvida antes que a aconteça uma tragédia, como deslizamento e inundações em tempo de chuva.

A presidente da Cruz Vermelha Brasileira no Rio Grande do Norte, Francisca de Lima Montenegro, fez questão de levar ao chefe do executivo municipal as suas congratulações pela primeira parceira celebrada entre a Cruz Vermelha e a  Prefeitura do Natal, na realização do curso.
Da Assessoria

VEJA TAMBÉM

Rio Grande do Norte 7619095967361755780

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

emo-but-icon

+ Vistas

Twitter

item