Abertura do Brasileiro de Rally Cross Country coloca 100 pontos em disputa

As primeiras etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country começam a ser disputadas nesta terça-feira, 9, durante o Rally RN 150...

As primeiras etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country começam a ser disputadas nesta terça-feira, 9, durante o Rally RN 1500. Serão 100 pontos em jogo nessa abertura da competição. Dos quatro dias de prova cada um contará como uma etapa. Com a mudança no regulamento do Campeonato a pontuação será separada pelo resultado do dia e não no acumulado, como era feito antes.

“Será uma prova importante. Quem estiver em melhor fase nessas quatro primeiras etapas sairá com vantagem com certeza. Mas também teremos no Campeonato etapas como o Rally dos Sertões, que também vale pontuação para quatro etapas”, explica o diretor de Rally da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Adilson Kilca.

Um dos pilotos que entrarão na disputa em busca desses pontos é o atual campeão da categoria Super Production, Dário Júlio. “Com a mudança, todas as provas são importantes. Já que a pontuação será por dia de prova e não pelo resultado acumulado. Pretendemos e estamos nos preparando para andar bem nos quatro dias de prova e iniciar o campeonato com o pé direito”, afirma Dário.

Mas o piloto sabe que não será fácil andar na frente, já que o Rally RN 1500 é uma prova muito técnica e apresentará alguns obstáculos pelo caminho. “O Rally RN é uma prova muito completa. A diversidade de terreno, a navegação e o calor do Rio Grande do Norte são as principais dificuldades”, explica.

Nesta abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, os participantes percorrerão mais de 960 km pelo estado do Rio Grande do Norte, enfrentando uma grande diversidade de terrenos, que exigirá habilidade e resistência para seguir na briga pelo primeiro lugar. Serão 596 km de especiais (trechos cronometrados), que prometem emoção e técnica de sobra. Este ano, a novidade fica por conta de dois dias percorrendo o litoral.

Percurso

O primeiro trecho, no dia 10, entre Parnamirim e Currais Novos, terá 130 km de especial, largando na Praia do Pirangi. Com grande diversidade de terreno, com muita pedra, rios secos, piso escorregadio e sinuoso, também haverá grande variedade de altimetria, subindo e descendo ao longo do percurso. Será numa área de transição entre a região do Trairi e o Seridó, "o sertão de pedras", muito semelhante ao norte da África. A chegada será em Currais Novos, famosa por receber bem a todos o rali.

No dia 11, será a vez do trecho entre Currais Novos e Mossoró, no oeste do estado, com uma especial de 155 km. Mais uma vez, terrenos variados marcarão presença, desta vez em partes da Serra de Santana, que proporcionará uma queda de temperatura no seu topo. Ë também a região das formações rochosas da Serra Branca e da Lájea Formosa. Pedra, trechos de areia, rápidos e sinuosos, e muito trial vão dificultar a vida dos participantes.

VEJA TAMBÉM

Rio Grande do Norte 7167513847627857194

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

emo-but-icon

+ Vistas

Twitter

item