Em Natal, ano letivo da rede pública estadual começa com 29.454 novos alunos

O ano letivo da rede pública estadual teve início nesta segunda-feira (18) com o ingresso de 29.454 novos alunos, só em Natal. Os dados sup...

O ano letivo da rede pública estadual teve início nesta segunda-feira (18) com o ingresso de 29.454 novos alunos, só em Natal. Os dados superaram as expectativas do governo, que esperava a entrada de cerca de 10 mil novos alunos na rede pública do ensino do Rio Grande do Norte.

Este ano, as matrículas em Natal foram feitas de forma online, através do Sistema Integrado de Gestão da Educação, o SIGEduc. Os dados são ainda mais animadores quando se somam as renovações de matrículas, transferências do município para a rede estadual e matrículas de novos estudantes, que só em Natal ultrapassa os 85 mil alunos.

“Essa é uma notícia que o governo recebe com muito orgulho, porque mostra que estamos no caminho certo, que estamos avançando e os pais estão cada vez mais acreditando no ensino da rede pública estadual”, disse a governadora Rosalba Ciarlini na manhã desta segunda-feira (18), em solenidade realizada na Escola Estadual Presidente Kennedy, em Lagoa Nova, Zona Sul de Natal.

Lá, também foi inaugurado na manhã de hoje o Complexo Educacional Kennedy, formado pelas escolas estaduais Presidente Kennedy, Joaquim Torres, Manoel Villaça e Edgar Barbosa.

O Complexo irá integrar esses centros de ensino tendo como objetivo servir como referência para outras escolas do RN. “Queremos que a escola Presidente Kennedy, que obteve nota 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica –IDEB, seja exemplo para outras escolas”, disse Rosalba.

Para a secretária de Educação, Betânia Ramalho, além de um projeto político-pedagógico unificado, isso irá promover a integração das áreas físicas das unidades. “São escolas que estão bem próximas umas das outras, mas que não dialogam. Com o complexo, isso será possível”, lembrou.

Essas medidas vêm acompanhadas da convocação de 1162 novos professores, só este ano. Em 2012 foram convocados 1578 educadores.

Na solenidade, Rosalba Ciarlini assinou ainda o decreto que intitula o ano de 2013 como o Ano Paulo Freire da Educação no Estado. “Estamos completando 50 anos da aplicação do método simples, porém revolucionário de Paulo Freire na educação e alfabetização de adultos no município de Angicos e que de lá se espalhou pelo Estado. Essa homenagem era necessária”, disse Rosalba.

Novas medidas

No discurso, a governadora Rosalba Ciarlini destacou que não basta apenas aumentar o número de alunos na rede pública de ensino estadual. Segundo ela, é preciso capacitar professores e dar estrutura de trabalho. Rosalba anunciou que já a partir de fevereiro e em março será efetuado o pagamento das promoções verticais – que são aquelas que o servidor tem direito após concluir qualificações como mestrado e doutorado. “Essas promoções estavam retidas desde o ano de 2006 e agora estamos dando início a esse pagamento”, frisou.

Já em relação ao pagamento das promoções horizontais – que envolvem o tempo de serviço do trabalhador – Rosalba disse que uma comissão será formada. “Essas são mais complexas e, por isso, temos a necessidade de elaborarmos uma comissão para sabermos como será esse pagamento”, explicou.

O governo anunciou também que a partir deste ano lança o plano Meritocracia, que irá beneficiar as escolas que se destacarem ao final do ano letivo com o 14º salário. “Essa foi uma medida que apliquei quando fui prefeita de Mossoró e agora estou trazendo para as escolas do Estado. É uma forma de reconhecimento e de incentivo aos que contribuírem para o sucesso da nossa educação”.

Novos ônibus

Além dessas medidas, Rosalba Ciarlini lembrou que 266 novos ônibus irão ampliar o transporte coletivo da rede pública. “Já entregamos 120 ônibus e agora vamos entregar mais 146, para garantir o transporte dos nossos estudantes”.
defato.com

VEJA TAMBÉM

Educação 5614427506571194785

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

emo-but-icon

+ Vistas

Twitter

item