Venezuela reelege chavista presidente da Assembleia Nacional

A Assembleia Nacional da Venezuela elegeu hoje (5) Diosdado Cabello para o segundo mandato na presidência da Casa. A escolha é importante p...

Diosdado Cabello, reeleito presidente da Assembleia Nacional venezuelana, pode assumir a presidência de forma interinaA Assembleia Nacional da Venezuela elegeu hoje (5) Diosdado Cabello para o segundo mandato na presidência da Casa. A escolha é importante para a situação atual do país, já que Hugo Chávez está em crítico estado de saúde.  Caso Chávez precise de "ausência permanente" antes da posse para seu novo mandato, a ocorrer na próxima quinta (10), o presidente da assembleia pode assumir o cargo de forma temporária.
Diosdado Cabello, reeleito presidente da Assembleia Nacional venezuelana, pode assumir a presidência de forma interina

A Constituição venezuelana define a ausência permanente como morte, renúncia ou incapacidade física ou mental, determinada por médicos designados pela Justiça.

Ontem (4) o vice-presidente Nicolás Maduro disse que, para os governistas, Chávez é o presidente, mesmo que não seja empossado no dia 10. Maduro afirma também que não há motivos para considerar ausência permanente, diferente do que chegou a estipular a oposição. Porém, a decisão do governo é controversa, já que após a decisão de hoje para a Assembleia Nacional, mantém tudo como estava, continuando sem presidente interino e sem prazo constitucional para que o presidente se recupere.

Ismael Garcia, deputado da oposição, defende a opinião de que Chávez continua presidente depois do dia 10, mas considerou necessária uma discussão na assembleia para definir o posicionamento oficial.

A Constituição da Venezuela determina que, caso haja ausência permanente do presidente eleito antes da posse, o presidente da Assembleia Nacional assuma a presidência de forma temporária e convoque novas eleições presidenciais em um mês. A oposição concorda que uma saída de 180 dias para recuperação daria a Chávez tempo para se recuperar. Assim, mantém-se a decisão de que o presidente da assembleia assuma interinamente na próxima quinta-feira.

95 dos 165 deputados definiram junto ao atual presidente da assembleia, o chavista Cabello, a mesa diretora da Casa, colocando o também chavista e próximo de Maduro, Dário Vivas, como primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional. A segunda vice-presidência foi designada a deputada Blanca Eekhout.
tribunadonorte

VEJA TAMBÉM

brasil 6630479561860207656

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

emo-but-icon

+ Vistas

Twitter

item