Venezuela reelege chavista presidente da Assembleia Nacional
A Assembleia Nacional da Venezuela elegeu hoje (5) Diosdado Cabello para o segundo mandato na presidência da Casa. A escolha é importante p...
http://novonoticiasrn.blogspot.com/2013/01/venezuela-reelege-chavista-presidente.html
A Assembleia Nacional da Venezuela elegeu hoje (5) Diosdado Cabello para
o segundo mandato na presidência da Casa. A escolha é importante para a
situação atual do país, já que Hugo Chávez está em crítico estado de
saúde. Caso Chávez precise de "ausência permanente" antes da posse para
seu novo mandato, a ocorrer na próxima quinta (10), o presidente da
assembleia pode assumir o cargo de forma temporária.
Diosdado Cabello, reeleito presidente da Assembleia Nacional venezuelana, pode assumir a presidência de forma interina
A Constituição venezuelana define a ausência permanente como morte, renúncia ou incapacidade física ou mental, determinada por médicos designados pela Justiça.
Ontem (4) o vice-presidente Nicolás Maduro disse que, para os governistas, Chávez é o presidente, mesmo que não seja empossado no dia 10. Maduro afirma também que não há motivos para considerar ausência permanente, diferente do que chegou a estipular a oposição. Porém, a decisão do governo é controversa, já que após a decisão de hoje para a Assembleia Nacional, mantém tudo como estava, continuando sem presidente interino e sem prazo constitucional para que o presidente se recupere.
Ismael Garcia, deputado da oposição, defende a opinião de que Chávez continua presidente depois do dia 10, mas considerou necessária uma discussão na assembleia para definir o posicionamento oficial.
A Constituição da Venezuela determina que, caso haja ausência permanente do presidente eleito antes da posse, o presidente da Assembleia Nacional assuma a presidência de forma temporária e convoque novas eleições presidenciais em um mês. A oposição concorda que uma saída de 180 dias para recuperação daria a Chávez tempo para se recuperar. Assim, mantém-se a decisão de que o presidente da assembleia assuma interinamente na próxima quinta-feira.
95 dos 165 deputados definiram junto ao atual presidente da assembleia, o chavista Cabello, a mesa diretora da Casa, colocando o também chavista e próximo de Maduro, Dário Vivas, como primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional. A segunda vice-presidência foi designada a deputada Blanca Eekhout.
tribunadonorte